sábado, 5 de março de 2011

Produção Textual - Dissertações da I Unidade

Por favor postem as dissertações corrigidas!!!Cuidado com a digitação incorreta das palavras!!!!Beijão no coração!!!

10 comentários:

  1. Realidade em que vivemos

    Mais uma vez as chuvas de verão vêm provocando perdas de vidas e de bens materiais. Na televisão não se fala em outra coisa: inundações, desabamentos, pânico, terror e muito sofrimento, todos nós sabemos que as chuvas provocam um gigantesco estrago. Casas sendo soterradas, pess¬oas perdendo tudo, alagamentos, lixo boiando nas enxurradas e correntezas e as mesmas causas de sempre: construções inadequadas em locais inadequados, acúmulo de sujeira, entupimento de bueiros, desmatamento, ocupação desordenada do solo, deficiência do sistema de drenagem urbana, etc.
    O sepultamento das vítimas se dá sem velório e suas covas são improvisadas nos cemitérios das cidades atingidas, insuficientes para a quantidade de corpos a enterrar.
    O que deve ser feito nesse momento é são governantes se reunirem para fazer novos projetos e mudar a infra-estrutura das cidades, para dar segurança e conforto para os seus habitantes.

    Thayná De Carvalho Costa

    ResponderExcluir
  2. O Drama de vários moradores

    O mês de janeiro foi muito problemático para os moradores do Rio de Janeiro, pois muitos bairros foram vítimas de fortes chuvas com diversos pontos de alagamento, acarretando vários soterramentos. As principais causas desses alagamentos e soterramentos foi a pressão que a sociedade exerceu sobre o ambiente, e principalmente, a falta de planejamento urbano.

    Com isso, o crescimento populacional, a cidade acaba ficando superlotada, o homem acaba invadindo o ambiente natural para construir casas de baixo custo, e acabam ocupando beiras de morros, encostas de rios e muitos outros lugares inadequados. Quando chove, essas encostas acabam desmoronando por cima de casas e pessoas, como aconteceu no Rio de Janeiro no início do ano, onde varias casas foram soterradas e muitas pessoas morreram.

    A falta de investimento do governo no escoamento das águas da chuva gera um total abandono dos aterros sanitários e dos lixões onde muitas vezes ficam expostos à natureza e até mesmo ás pessoas que transitam por lá sem os devidos equipamentos. Com as chuvas, esses lixos vão sendo transportados para vários pontos da cidade, entupindo bueiros e provocando inundação, além de transmitir vários tipos de doenças para as pessoas que tiverem contato com essa água contaminada.

    Num país subdesenvolvido como o Brasil deveria investir em equipamentos que fizessem a previsão de tempestades para que as pessoas pudessem se preparar antecipadamente. A defesa civil deveria fazer vistorias antecipadas nos locais de riscos prevenindo os soterramentos e até mesmo mortes e o governo deveria ajudar a resolver esses problemas com projetos de casas populares para as pessoas que moram em lugares de alto risco viverem seguros num lugar melhor.

    Gabriel Tadeu Tavares de Souza Santos

    ResponderExcluir
  3. DISSERTAÇÃO:AS CHUVAS DE JANEIRO

    Todos os anos,no mês de janeiro,nas regiões brasileiras,principalmente na região sudeste,as tempestades acarretam uma série de problemas:cerca de centenas de mortos,milhares de desabrigados e vários questionamentos:falta de habitação,falta de fiscalização da defesa civil,falta de planejamento urbano,desinteresse do governo,lixos nas ruas.Em resposta a tudo isso,ocorre uma catástrofe.
    A construção de casas em lugares inadequados acontece devido à falta de moradia,que já atinge 80% dos municípios brasileiros,segundo o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e é o que faz a população perder as suas casas.
    De acordo com o relatório enviado pelo governo brasileiro ao escritório de estratégia internacional da ONU para a redução de desastres,a maioria dos orgãos da defesa civil não tem qualificação para desempenhar as atividades de prevenção e preparação.
    Praticamente um em cada quatro municípios sequer tem um serviço de defesa civil.
    O desinteresse do governo é eminente,pois não implantou ações concretas,estruturantes e de amplo alcance socioambiental para controlar a ocupação desordenada das encostas,margem dos rios e leito dos lagos,o que contribuiu para o agravamento do desastre.
    Além do governo,a população é responsável por esse desastre,devido à falta de educação,pois jogam o lixo nas ruas,provocando o entupimento de bueiros,impedindo a passagem da água,ocasionando as inundações nas ruas.A comodidade também atinge grande parte da população,que não pressiona o governo para que providenciem locais dignos de moradia.
    Melhorar sistemas de alerta,ter mais radares em rede,restituir e conservar várzeas dos rios,encostas e florestas,fiscalizar a ocupação irregular do solo,construir casas mais seguras.São algumas medidas preventivas que o governo deve implantar para evitar outras tragédias ocasionadas pelas chuvas.A população deve exigir seus direitos ao governo e conscientizar-se do seu papel e não jogar lixo nas ruas.Com isso,o governo e a população devem caminhar juntos,cada um fazendo sua parte,reconhecendo que não adianta ignorar a natureza,pois ela não é controlada pelo homem.Segue o seu curso independente das ações humanas.

    ALUNO:LUANDSON BARBOSA ALVES
    SÉRIE:3º07

    ResponderExcluir
  4. Desastres Ambientais
    Natureza Culpada ou Inocente?

    Desastres ambientais como as chuvas de Janeiro que devastou a parte serrana do Rio de Janeiro, têm vários culpados e inocentes, primeiramente a culpa é do homem, por não cuidar bem do planeta, por isso esse desequilíbrio ambiental, ou seja, muita chuva em pouco tempo.
    Esse desastre poderia ser amenizado, com a ajuda dos governantes, como isso poderia ser feito: com a retirada das pessoas que estão em área de risco, construções de moradias para essas pessoas, sem corrupções nas vistorias da Defesa Civil e com construções de casas em locais adequados para os desabrigados, investir mais em tecnologias para prever esses excessos de chuvas. Não evitaria a tragédia, mas, amenizava a situação, e evitaria várias mortes, casas destruídas, enfim, a destruição total.
    Portanto, se todos governantes e moradores fizerem a sua parte, todos ganharemos. Temos o direito de continuarmos vivos lutando por uma vida melhor.

    Edivan Lima Santana

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A humanidade se autodestrói

    Imaginamos que, que as chuvas são as únicas responsáveis pelos desastres ambientais ocorridos recentemente, achamos que somos frágeis em meio à força ambiental. Mas, será mesmo que somos tão frágeis assim, a ponto de não conseguirmos evitar ou pelo menos amenizar desastres de tamanha gravidade?

    Em meio ao mundo desenvolvido em que estamos, acredito que esses desastres podem sim ser evitados ou pelo menos amenizados. É ridículo dizermos que em pleno século XXI, com tanta tecnologia, somos fragilizados pela natureza, e mais ridículo ainda é culparmos as chuvas por tamanhos desastres, sabendo que, se tivéssemos moradias em bom estado e lixo reciclado, grande parte dessa tragédia seria evitada. O fato é que não respeitamos o ambiente, e por isso o ambiente se revolta, e quem sofre? Somos nós mesmos, afinal perdemos bens materiais e ainda pior perdemos vidas, bens irreparáveis, e de certa forma dói na consciência pensar que tudo poderia ser evitado, e usamos desculpas, culpando as chuvas, o governo, ou qualquer outra coisa que não seja nós mesmos.

    Concluindo que, nossos descuidos causam desastres que prejudicam a nós, e que o problema da população pode sim ser resolvido se você trabalhar para que eles se resolvam.

    Kaique Araújo Campos de Almeida
    3º07

    ResponderExcluir
  7. A Natureza tem ou não haver com as enchentes do Rio de Janeiro ?

    Atualmente o homem tem agravado cada vez mais o problema do aquecimento global, que desestabiliza o clima. Então, de certa forma a natureza é e não é culpada; porque o homem também colaborou para que isso acontecesse.
    Os combustíveis fósseis vêm causando poluição e desordem climática, um deles foi a enchente do Rio de Janeiro que por um lado pode ter sido causado pela natureza e por outro lado pelo homem como por exemplo lixo jogados em locais inapropriados e o uso exagerado dos combustíveis fósseis que também contribui, e oque temos que fazer? é uma pergunta que até hoje não soubemos a resposta pelo fato das pessoas não se concientizarem e não colaborar com a diminuião da poluição no planeta terra evitando essas desastres naturais.

    Ighor dos Santos Oliveira
    3º 07

    ResponderExcluir
  8. A natureza se renova e se restaura

    O ser humano pode ser mudado, mas prefere ser acomodado, portanto, a maioria das pessoas quase nunca mudam. O ser humano possui grande capacidade de adaptação, mas prefere o condicionamento, porque é mais cômodo.
    Diante deste comportamento humano, a superpopulação humana tornou-se um dos inimigos número um da Natureza que se renova, se restaura e é sempre constante. Na natureza, nada se perde tudo se transforma. Jamais o ser humano deveria ter mudado o curso da natureza, deveria sim ter se adaptado a ela. O resultado disso uma é enorme devastação.
    A Natureza é considerada um impedimento para o desenvolvimento humano e é retirada de seu caminho. Árvores são cortadas para que casas sejam erguidas ou ampliadas, rios e córregos são estreitados para que ruas possam ter mais fluxos de carros. A população humana vai se expandindo danificando tudo o que encontra em seu caminho, e a natureza se renova e se restaura.
    A população culpa o governo, que culpa a chuva. Mas não admite sua parcela de culpa quando ergue sua habitação numa área imprópria, muito menos o quanto de lixo é capaz de produzir e espalhar.
    E chega um momento em que a Terra está cansada e terá que se restaurar, e as posições se invertem. Veremos mais mortes porque esperamos que o governo faça, esperamos a chuva passar, a poeira abaixar, a terra secar e voltamos a fazer tudo o que fazíamos de novo, pois embora pudéssemos nos adaptar preferimos nos acomodar.

    Jasielle Santos Silveira

    ResponderExcluir
  9. Chuvas de janeiro: A natureza é culpada ou inocente?

    As férias, tão esperadas por todos, nos remete à diversão e a legria, é o que todo mundo espera. Infelizmente, para muitas pessoas foi uma tragédia. Na região Serrana do Estado do Rio de Janeiro choveu muito forte, causando enchentes e deslisamentos de terra. Foram muitas mortes, aqueles que sairam com vida sofrem o trauma e as perdas. Muitos desaparecidos e apenas a esperança de seem encontrados com vida. Muitos desabrigados, que vão ter que recomeçar a vida. A união de todos para ajudar os municipios atingidos, é uma atitude linda de solidariedade. É uma pena que as pessoas se unem só depois que a tragédia acontece.
    Isso nos leva a pensar: A natureza é culpada ou inocente?
    Inocente! Os culpados somos nós, seres humanos, porque estamos destruindo o planeta, não estamos preservando aquela que nos oferece frutos para termos uma vida saudável.
    Por isso a união mundial pela conscientização do ser humano e as boas atitudes mudariam muita coisa. Se sofrermos esses desastres é porque não cuidamos da natureza. E as pessoas parecem só acreditar quando veem o sofrimento de várias fámilias perdidas. E nem assim, tomamos atitudes para reverter essa situação.
    A tragédia da região Serrana do Estado Rio de Janeiro já é considerada a maior tragédia climática da história do país.
    A explicação para a repetição de tragédias no Rio de Janeiro é a falta de controle e planejamento no crescimento das cidades. As pessoas que não tem um lugar para morar, já que o governo não toma atitudes na construção de casas para a população carente, acabam indo em lugares impróprios é onde ocorrem as tragédias. Se soubessem planejar melhor a cidade para estarem preparados para as chuvas a vida seria preservada. O culpado é o propria ser humano.

    Barbara Flavianne , 3°07

    ResponderExcluir
  10. Harrah's Philadelphia Casino & Racetrack - MapyRO
    Harrah's 동해 출장안마 Philadelphia Casino 정읍 출장샵 & Racetrack, Philadelphia: 2000 충청북도 출장안마 Wilkes 서산 출장안마 Barre Parkway. 1 Harrah's Blvd., Chester, 성남 출장마사지 PA 18702.

    ResponderExcluir